Documentos nessa lista:
- Comprovantes de Rendimento
O candidato deverá enviar Comprovantes de Rendimento seus e de todos os membros do seu grupo familiar, utilizando a listagem abaixo para se orientar:
Assalariados
Contracheques correspondentes aos 3 (três) últimos meses trabalhados.
Autônomos e Profissionais Liberais
Guia de Recolhimento de INSS (consultar situação atual em: https://www.gov.br/empresas-e-negocios/pt-br/empreendedor/servicos-para-mei/ja-sou-mei) e Declaração Anual de Faturamento do Simples Nacional (DASN - SIMEI) ou declaração (original) feita por contador inscrito no CRC, contendo dados pessoais, tipo de atividade que exerce, local, endereço e retirada mensal (DECORE ELETRONICO).
Sócios e Proprietários de Empresas
De sócios e/ou proprietários de empresas serão exigidos:
- Comprovante de PRÓ-LABORE devidamente assinado pelo contador.
- Contrato com a composição da empresa.
- Contrato Social da empresa (com todas as alterações).
- Guia de Recolhimento de INSS referentes aos 3 (três) últimos meses.
- Declaração de Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) do último ano, com todas as folhas e recibo de entrega.
Produtores Rurais
Em caso de produtores rurais deve-se enviar:
- Declaração sobre a renda anual da produção da propriedade rural, feita por órgão local (EMATER ou órgão extensionista oficial equivalente) relativa ao ano de 2023/2024.
Aposentados e Pensionistas
Caso existam aposentados ou pensionistas no grupo familiar, o candidato deverá enviar Comprovantes de Recebimento de Proventos emitidos pelo INSS referentes aos 3 (três) últimos meses ou Extrato do Benefício.
Trabalho informal ou trabalho esporádico
Os trabalhores informais ou trabalho esporádico (eventual), são aqueles que que não possuem Carteira de Trabalho assinada ou/e contrato ou/e sem registro de Microeemprendedor Individual (MEI). Devem apresentar uma Declaração assinada, com firma reconhecida em cartório, constando a atividade exercida (Ex. Manicure, Garçom, etc) e o rendimento nos meses de setembro, outubro e novembro de 2024. acesse - declarações.
Seguro-desemprego
Se recebendo seguro-desemprego, apresentar comprovante deste documento ou consulte o Seguro-Desemprego pelo aplicativo CAIXA Trabalhador ou acesse https://cidadao.caixa.gov.br/#/frontpage.
Pensão alimentícia (recebida)
Caso o candidato ou seus pais sejam separados, judicialmente ou não, e exista pagamento de pensão alimentícia, é necessário enviar os seguintes documentos:
- Comprovante de Recebimento da Pensão Alimentícia atualizado.
- Certidão de Casamento com Averbação e Formal de Partilha.
Benefícios Sociais
Comprovantes de recebimento do benefício (bolsa ou auxílio) dos meses de (setembro, outubro e novembro de 2024).
Entre os principais programas de benefícios ao cidadão oferecidos pelo Governo Federal, estão:
- Auxílio Brasil
- Auxílio Emergencial
- Bolsa Família (substituído)
- Benefício de Prestação Continuada (BPC)
- Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI)
Ajuda/apoio de terceiros para custear a faculdade
Declaração de próprio punho, com firma reconhecida em cartório da pessoa que está se responsabilizando (não inclui pessoas do grupo familiar) pelo apoio/ajuda parcial ou total no custeio das mensalidades (caso houver). O candidato poderá utilizar o modelo de Declaração Ajuda/apoio de terceiros para custear a faculdade acesse - declarações.
Desempregado ou do lar
Os desempregados ou do lar, deverão apresentar Declaração de que não exerce atividade nenhuma atividade remunerada acesse - declarações.
Outros Rendimentos
Para outros rendimentos: receitas de alugueis, ajuda financeira regular de instituições religiosas ou de terceiros, etc. O candidato deverá enviar Declaração de Outros Rendimentos devidamente registrada em cartório.