Etapas do Processo Seletivo

Primeira Etapa - Inscrição

O candidato deverá preencher o Fomulário de Inscrição entre os dias 04 de outubro a 19 de novembro de 2023, imprimir e pagar o boleto correspondente à Taxa de Inscrição. O boleto é gerado ao final do processo on-line.

O valor da taxa de inscrição é de R$ 30,00. Todos os candidatos que realizarem corretamente a inscrição e efetuarem o pagamento da Taxa de Inscrição, terão o nome divulgado na lista de candidatos aptos a realizarem a prova.

Caso o candidato tenha dificuldades para realizar a Inscrição ou na documentação exigida, poderá procurar apoio presencialmente na Unidade Sede, das 14h às 18h, Avenida Maria de Paula Santana, nº3815, Bairro Silvestre, ou entrar em contato via telefone, (31)3899-8006 ou (31)3899-8000.

  • A Taxa de inscrição deve ser quitada via boleto até o dia do vencimento do mesmo. O mesmo estará disponível na área de inscrição durante todo o período de inscrição.

Segunda Etapa - Prova do Vestibular

Todos os candidatos que realizarem corretamente a inscrição on-line e efetuarem o pagamento da Taxa de Inscrição terão o nome divulgado na lista de candidatos aptos a realizarem a Prova.

A Prova será realizada no dia 26 de novembro de 2023, de 13h às 17h na UNIVIÇOSA - Avenida Maria de Paula Santana, nº3815 - Silvestre, Viçosa/ MG. Portões abertos a partir das 12h.

O candidato deverá comparecer ao local da prova com no mínimo 1h de antecedência munido de documento oficial com foto e caneta preta ou azul.

No dia 08 de dezembro de 2023 será divulgada a lista dos aprovados na prova. Todos os candidatos que estiverem nessa listagem estarão aptos a realizarem a entrega dos Documentos Comprobatórios on-line.

A prova será composta de questões objetivas (no valor de 60 pontos) e uma questão discursiva (redação no valor de 40 pontos), totalizando 100 pontos. O candidato deverá alcançar no mínimo 08 (oito) pontos na redação. Serão classificados os 230 primeiros colocados na prova.

A nota obtida nessa prova tem caráter apenas classificatório para a próxima etapa. Portanto, a nota obtida na prova do vestibular não tem influência na classificação final do candidato, conforme descrito no Edital, o cálculo utilizado para concessão de bolsas será o Critério de Classificação (CC). Assim, ressaltamos que a nota obtida na prova do vestibular não será utilizada no resultado final.

Terceira Etapa - Entrega da Documentação Comprobatória

O acesso ao sistema estará disponível entre os dias 9 a 19 de dezembro 2023. O candidato deverá acessar a página do Vestibular Social e inserir fotos (PNG ou JPG) ou imagens escaneadas (PDF) no formulário presente, em cada enunciado que descreve o referido documento.

A inclusão de documentos incompatíveis com o solicitado, páginas faltantes, baixa resolução/dificuldade na leitura ou/e com cortes parciais/ totais nas informações contidas no documento, é de total responsabilidade do candidato. Tais erros de envio resultam na sua desclassificação desta etapa e consequentemente do Processo Seletivo.

A lista a seguir contém todos os documentos exigidos. Clique em cada um deles para ler as instruções. Utilize a mesma lista para se organizar (checklist para impressão) e não esquecer nenhum documento.

Documentação Obrigatória:

  • No decorrer da análise socioeconômica, o Núcleo de Assistencia Estudantil (NAE) poderá solicitar outros documentos que considerar pertinentes.
  • Todos os modelos de declarações estão disponíveis nesse link.

Quarta Etapa - Análise dos documentos/Visita Domiciliar/Entrevista on-line

Durante os dias 20 de dezembro a 22 de janeiro de 2024, os (as) Assistentes Sociais estarão analisando os documentos comprobatórios dos candidatos que inseriram corretamente no sistema. Durante esse período a equipe poderá agendar com o candidato uma visita domiciliar ou/e entrevista on-line para fins de elucidar as informações contidas nos documentos ou/e esclarecimentos diversos.

As visitas domiciliares e/ou as entrevistas online serão previamente marcada via telefone, e-mail ou WhatsApp informados pelo candidato no ato da inscrição.

Durante o processo de análise socioeconômico desde processo de seleção há a verificação individual das informações prestadas no Formulário de Inscrição estão de acordo com a documentação apresentada, bem como sua veracidade. Também é realizada uma análise da viabilidade econômica e social, bem como perfil do candidato que está pleiteando a Bolsa de Estudo. Ambas as etapas são eliminatórias e cabe ao profissional Assistente Social a realização e análise do estudo socioeconômico.

Modelos de Declarações

Material de apoio para os candidatos que não possuem documentação oficial da situação na qual vivênciam, ou seja, em casos de moradia cedida, renda extra sem registro formal, posse de imóvel sem escritura, entre outras. Todas as declarações precisão ter a assinatura com firma reconhecida em cartório. Atenção: a Declaração de Renda só substitui o Decore eletrônico (emitido por um Contador), para as pessoas que recebem menos de 1(um) salário mínimo.